sexta-feira, 13 de novembro de 2020

O DIA DE SÃO MARTINHO


O Outono do ano de 337 foi especialmente rigoroso. Um cavaleiro romano de nome Martinho percorria uma estrada no meio de uma tempestade, quando foi abordado por um mendigo que tremia de frio e lhe pediu uma esmola. Martinho retirou a capa que lhe cobria as costas e cortou-a a meio com a sua espada, divindindo-a em partes iguais com o mendigo. Nesse preciso momento, a tempestade amainou e o sol começou a brilhar, ficando este fenómeno conhecido como "Verão de S. Martinho".

Festejando o S. Martinho (1907), por José Malhoa

Assim reza a lenda que relata o episódio mais famoso da hagiografia de São Martinho, que a maioria dos portugueses ouviram na infância. Martinho de Tours, como ficou conhecido, não era originário desta cidade francesa mas da Panónia (a actual Hungria), onde nasceu provavelmente em 316. Apesar de ter tido uma educação pagã, converteu-se ao cristianismo antes de chegar à idade adulta. Como já mencionado, Martinho tornou-se soldado do exército romano, profissão que lhe permitiu percorrer as rotas do Império Romano de Ocidente, acabando por se fixar na província da Gália.

Imediatamente após o encontro com o mendigo, teve uma revelação divina em que Cristo lhe apareceu num sonho, trajando a capa rasgada que oferecera ao pedinte e agradecendo-lhe por tê-lo protegido do frio. Deste momento em diante, Martinho decide abandonar a carreira militar e entrega-se inteiramente à religião. É nesta altura que é baptizado e se torna discípulo de Hilário de Poitiers (outro santo e um dos doutores da Igreja), junto de quem se tornará um dos maiores propagadores do cristianismo em território gaulês.

A actual Abadia de Ligugé, refundada em 1853 depois de destruída na Revolução Francesa

É-lhe atribuída a fundação do mais antigo mosteiro da Europa, edificado num terreno cedido pelo seu mestre S. Hilário, na região de Ligugé. Em 371 é ordenado bispo de Tours e funda o mosteiro de Marmoutier, onde viverá o resto dos seus dias em reclusão. Morre a 8 de Novembro de 397, aos 81 anos, mas apenas é sepultado em Tours três dias depois: é por isso que no dia 11 de Novembro festejamos o dia de S. Martinho.

Tradição portuguesa de dia de S. Martinho: Magusto de castanhas assadas

Em Portugal, esta festividade é celebrada com uma refeição de castanhas assadas na brasa (magusto), acompanhada de uma bebida alcoólica, tradicionalmente jeropiga ou água-pé. É também nesta altura do ano que deve ser provado o vinho novo, em concordância com o dizer popular "no dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho".


Artigos consultados:



LAC


Sem comentários:

Enviar um comentário