Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571-1610) pintou este quadro em 1607, apenas três anos antes da sua morte em Porto Ercole.
A pintura foi feita para integrar o conjunto pictórico da Igreja Pio Monte della Misericordia de Nápoles, onde ainda se encontra hoje. Originalmente, a encomenda efectuada a Caravaggio previa sete telas distintas que o pintor optou por combinar numa só obra.
Se a primeira coisa que salta à vista é a abundância de personagens e de movimento é porque cada uma das suas cenas é uma alegoria distinta. Nelas estão representadas as Sete Obras de Misericórdia Corporais da fé católica:
- Enterrar os mortos:
No fundo, dois homens carregam um morto (do qual apenas se vislumbram os pés).
- Visitar os presos / dar de comer a quem tem fome:
À direita, uma mulher visita um preso e amamenta-o com leite materno. Esta cena faz alusão ao tema clássico da Caritas romana.
- Dar pousada aos peregrinos:
Um peregrino (terceiro a contar da esquerda, identificado pela concha do Caminho de Santiago no chapéu) pede alojamento a um estalajadeiro.
- Vestir os nus:
São Martinho, quarto a contar da esquerda, rasga a sua capa em divide-a com um pedinte, de acordo com o mito popular.
- Visitar os enfermos:
São Martinho cumprimenta e conforta o pedinte, que segundo o mito é aleijado da perna.
- Dar de beber a quem tem sede:
Sansão (segundo a contar da esquerda) bebe água através da mandíbula de um burro.
Fonte:
LAC
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